Fu Lu Shou

Existem várias preciosidades dentro da cultura folclórica chinesa, e muitas delas acabaram sendo incorporadas ao Taoísmo popular. Fu Lu Shou é uma delas.

É comum encontrarmos em lojas de decoração orientais um quadro com três “deuses” ou as estatuetas deles: Fu Lu Shou. Acredita-se que elas tragam prosperidade, sucesso e longevidade aos que as utilizam como decoração de escritórios, comércios ou residências.

Estas três figuras são representações das três estrelas do cinturão de Órion, popularmente conhecidos no Brasil como “As Três Marias”. Eles são Fu Xing, Lu Xing e Shou Xing (“xing” significa “estrela”).

Fu Xing
Na mitologia chinesa, o deus da felicidade, da sorte e das oportunidades. Acredita-se que tenha sido um personagem histórico do século VI chamado Yang Chang, que foi deificado em Daoxian, na província de Hunan, da qual era governador. Após sua morte, por ser muito bem quisto pela população, erigiu-se um templo em sua homenagem. Sua figura aparece muitas vezes nas portas, para trazer a felicidade e a sorte. Apresenta-se em geral com um chapéu de abas largas e portando um pergaminho enrolado. Muitas vezes aparece carregando uma ou mais crianças, símbolo de felicidade na China Antiga.

Lu Xing
Conhecido como o deus da prosperidade, que traz a felicidade na forma de aumentos salariais ou promoções. O personagem histórico ligado a ele é um estudioso do século II a.C. chamado Shi Fen. Ele era um alto funcionário imperial e predileto do próprio imperador, o que colocou sua família em um alto nível social e financeiro. Aparece geralmente vestido com trajes nobres e pode carregar um lingote de ouro.

Shou Xing
Também chamado de Nanji Laoren (“Velho Homem do Polo Sul”). Muito reverenciado como o deus da longevidade. Em geral carrega um pêssego, pois a palavra “pêssego” em chinês tem o mesmo som de “longevidade” – “shou”. É retratado muitas vezes acompanhado de uma garça ou tartaruga, símbolos de longevidade. Traz um cajado feito de madeira de pessegueiro (o fruto da imortalidade) e uma cabaça, que está cheia com o elixir da imortalidade. Muitas vezes é denominado como “Shou Xi”, onde “xi” significa “felicidade” e passa a representar a “longevidade feliz”. É o símbolo de outro nossos sites, dedicado à saúde e qualidade de vida, Longevidade.

 _____________________________________________

Gilberto Antônio Silva é Parapsicólogo e Jornalista. Estuda filosofias e culturas orientais desde 1977 e é autor de 14 livros. Como Taoista, atua amplamente na pesquisa e divulgação desta fantástica filosofia-religião chinesa. Sites: www.taoismo.org e www.laoshan.com.br.

FacebooktwittermailFacebooktwittermail
Deixe um comentário