A Lógica da Escola Ba Zhai

Muitas vezes sou interpelado pelo meu entusiasmo pela Escola Ba Zhai (Escola das Oito Residências). Para muitos especialistas tradicionais é uma escola considerada muito simples e por isso renegada à uma mera introdução do Feng Shui chinês.

Realmente, perto de escolas mais populares e complexas como a Xuan Kong Fei Xing (Escola das Estrelas Voadoras), a Ba Zhai parece mais direta e objetiva. E é exatamente por isso que eu a admiro.

Uma das escolas tradicionais mais novas, com cerca de 300 anos, a Ba Zhai se fundamenta fortemente no I Ching, lidando mais com o espaço do que com o tempo. Isto não é um defeito, como muitas vezes se ouve por aí, mas uma simples característica. Harmonizar o espaço é tão importante quanto lidar com os ciclos temporais. Existem inclusive especialistas que afirmam que esta escola não deve ser utilizada realmente, mas apenas estudada como uma introdução às escolas mais “reais”. Acredito ser isto um erro de interpretação.

Esta é uma escola maravilhosa pela sua lógica poderosa, como podem comprovar pelo exemplo a seguir. Suponha que queremos obter a direção da Estrela Anos Prolongados, conhecida também como Longevidade. Para isto pegamos o trigrama do imóvel, neste caso Tui– o Lago, e alteramos todas as três linhas:

Obtemos assim o trigrama Ken – Montanha, que indica a direção Nordeste para esta estrela neste imóvel, segundo o Pa Kua do Céu Posterior. Mas por que fazemos esta operação para esta estrela em particular? Dentro do I Ching, as linhas móveis, que mudam para seu oposto complementar, são chamadas de “linhas velhas”, pois quando se atinge o pico máximo do Yang surge o Yin e quando se atinge o pico máximo de Yin surge o Yang. Então quando a energia está saturada de uma polaridade, ela se transforma em sua complementar. Neste caso, para que as três linhas do trigrama mudem é necessário que todas sejam velhas, representando Anos Prolongados ou Longevidade. Perceba que este raciocínio lógico está presente em todas as técnicas da Ba Zhai. Basta conhecer a filosofia e metafísica chinesa, que são os fundamentos do Feng Shui.

Por isso eu afirmo que meu curso à distância é um dos únicos a trazer TODAS as explicações das técnicas apresentadas, dentro de uma maneira lógica e racional. Basta ir até os fundamentos. Está tudo lá.

A Escola Ba Zhai também divide imóveis e pessoas em dois grupos: o Grupo do Leste e o Grupo do Oeste. Todos deveriam conviver e habitar um imóvel do mesmo grupo, idealmente. Uma pessoa do Grupo do Leste que more em uma casa do Grupo do Oeste está em desarmonia, pois as suas direções benéficas pessoais representam estrelas nefastas do imóvel e deve-se utilizar determinadas técnicas de direcionamento da cama, por exemplo, para melhorar esta desarmonia. Afirma-se que se um casal possui uma pessoa de cada grupo, então as direções delas devem ser diferentes o que poderia acabar separando o casal. Mas não é bem assim.

Esta forma rígida de encarar a análise não está condizente com os conceitos flexíveis e lógicos do I Ching. Existem muitos tipos de relacionamento entre os grupos e situações a serem observadas. Podemos sempre extrair o maior proveito de cada situação. A Ba Zhai possui esta visão. Estes tipos de análise também são desvendadas e explicadas com exemplos no meu curso.

Utilizei a Escola Ba Zhai por muitos anos, com excelentes resultados. É uma boa escolha também para as pessoas que nada conhecem sobre Feng Shui tradicional ou que conhecem apenas técnicas modernas e desejam se aproximar das escolas chinesas.

_____________________
Gilberto Antônio Silva é Escritor, Terapeuta e Jornalista. Como Taoista, atua amplamente na pesquisa e divulgação desta fantástica cultura chinesa através de cursos, palestras e artigos. É autor de 14 livros, a maioria sobre cultura oriental e Taoismo. Site: www.laoshan.com.br

FacebooktwittermailFacebooktwittermail
Deixe um comentário