Usuários online

2 visitantes online (1 na seção: Artigos)

Usuários: 0
Visitantes: 2

mais...
Você está aqui » Home Page » Artigos » Banheiros: Vítima ou Vilão? - Feng Shui - Artigos

 

SmartSection is developed by The SmartFactory (http://www.smartfactory.ca), a division of INBOX Solutions (http://inboxinternational.com)
Feng Shui > Banheiros: Vítima ou Vilão?
Banheiros: Vítima ou Vilão?
Podemos manter os banheiros em casa ou teremos que voltar a ir atrás da bananeira?

Se você for ler sobre Feng Shui por aí você terá uma série de informações sobre os banheiros, muitas vezes tenebrosa. Ele escoa a prosperidade, traz energias negativas, tumultua o quarto se a cama está encostada nele, etc…

O banheiro tem sua periculosidade muito exagerada pelo Feng Shui moderno. Existem problemas neste cômodo, claro, porque existem vários fatores concentrados:

a) muitos ralos e o vaso, que podem drenar a energia da área;
b) existe muita água, que pode sobrecarregar este elemento;
c) existe o trato de impurezas, como urina e fezes, que possuem um mau chi por serem dejetos.

Muito bem. Vamos analisar cada fator.

A- Todo ralo ou orifício de escoamento retira energia do imóvel, pois qualquer fluxo, seja de ar ou água, é considerado como sendo de Chi também. Este escoamento não é tão problemático, principalmente se houver uma estrela ruim no banheiro. Lembre-se de que o Feng Shui tradicional não é automático, mas depende do estudo de cada casa. Assim não se pode dizer necessariamente que esta perda energética será ruim, pois ela poderá estar drenando uma energia nefasta ou indesejada. O pior é quando o banheiro cai no centro do imóvel. A única forma de remediar esta perda de energia, se for necessário, seria manter todos os escoadouros fechados, incluindo ralos e o vaso. Existem mesmo alguns ralos que possuam uma tampa rotativa, que pode ser fechada.

B- Um estudo da planta do imóvel deve ser feita para se conhecer exatamente a posição e função de cada área, dependendo da escola que estiver usando. Se o banheiro estiver numa área de influência do elemento água, porém danosa, então será necessária uma correção através da lei mãe-filho (Ciclo de Criação dos cinco elementos) e do uso de objetos adequados para minar a força desta influência inadequada. Se o elemento água for interessante neste local, devemos reforçar a sua utilização.

C- No caso dos dejetos, é muito importante manter uma boa higiene neste cômodo e sempre dar a descarga com a tampa abaixada. Caso contrário, respingos de água podem ficar circulando no ambiente por até meia hora, trazendo coliformes com eles. Eca!!

Se for utilizado e analisado corretamente, o banheiro não é um problema tão sério. Esta história de ser um "ladrão de energia" perigoso não se justifica, tendo atuação apenas em sua própria área. Da mesma forma, encostar a cama na parede do banheiro não traz qualquer problema, segundo o Feng Shui chinês. Também não procede o medo de afetar a prosperidade do imóvel. Isto normalmente é colocado porque dizem que a água é "Yin", o que não significa nada sem uma referência.

Não se preocupe tanto com a relação entre o banheiro e sua prosperidade, ou você terá que colocar o banheiro fora da casa, como era antigamente…


_____ SOBRE O AUTOR _____
Gilberto Antônio Silva é Parapsicólogo, Acupuntor, Terapeuta e Escritor, estudando cultura e filosofia oriental desde 1977. Como Taoísta, se preocupa em divulgar a filosofia e as artes taoístas, como I Ching, Feng Shui e Chi Kung, para melhoria da qualidade de vida das pessoas.
_________________________
  Veja em artigo em formato PDF Imprimir artigo Enviar artigo

Navegue pelos artigos
Artigo prévio A Filosofia do Feng Shui Feng Shui e Medicina Chinesa Próximo artigo