Usuários online

2 visitantes online (2 na seção: Artigos)

Usuários: 0
Visitantes: 2

mais...
Você está aqui » Home Page » Artigos » Previsão Anual do Feng Shui 2014 - Feng Shui - Artigos

 

SmartSection is developed by The SmartFactory (http://www.smartfactory.ca), a division of INBOX Solutions (http://inboxinternational.com)
Feng Shui > Previsão Anual do Feng Shui 2014
Previsão Anual do Feng Shui 2014


Dicas de Feng Shui para 2014
Ano do Cavalo de Árvore (Madeira)

 

Você sabia que é possível fazer previsões anuais para sua casa, com base no Feng Shui Tradicional Chinês? Na Astrologia, temos doze casas e signos zodiacais, que ao longo do ano recebem diferentes “visitantes”: os planetas. No Feng Shui, um imóvel é dividido em oito setores, cada um correspondendo a uma das oito direções da rosa dos ventos: Norte, Nordeste, Leste, Sudeste, Sul, Sudoeste, Oeste e Noroeste. Todos os anos, cada um desses setores recebe uma estrela visitante diferente.

Mas vale lembrar que o que chamamos de estrelas no Feng Shui não são corpos celestes reais, e sim potenciais energéticos, formados pela interação de diversos fatores do Céu e da Terra. Ao todo, são analisados os potenciais de nove diferentes estrelas, numeradas de 1 a 9.

Os oito setores da casa, assim como as nove estrelas, estão associados – cada um – a um dos cinco elementos chineses: Árvore, Fogo, Terra, Metal e Água. Veja abaixo as formas, cores e materiais associados a cada um dos elementos.

Os cinco elementos chineses

Árvore

Cores: verde, azul claro
Formas: linhas verticais, retângulos, cilindros
Materiais: plantas

Fogo

Cores: vermelho, rosa forte, laranja, púrpura
Formas: triângulos, pirâmides, estrelas
Materiais: lâmpadas e velas acesas

Terra

Cores: amarelo, marrom, bege
Formas: quadrado, linhas horizontais
Materiais: pedras, vasos de argila e cimento

Metal

Cores: dourado, prateado, branco, cinza
Formas: círculos e arcos
Materiais: som de metal, cabaças

Água

Cores: preto, azul cobalto, azul marinho
Formas: formas sinuosas e irregulares
Materiais: líquidos

 

Antes de analisarmos as previsões do Feng Shui para o ano de 2014, precisamos saber que o calendário chinês é diferente do nosso. Na verdade, os chineses possuem dois calendários: um reflete os ciclos da Lua, enquanto o outro reflete os ciclos do Sol. No Feng Shui, usamos o calendário solar, cujo novo ano começa sempre no dia 3, 4 ou 5 de fevereiro. Em 2014, o ano novo chinês ocorre, no Brasil, às 20h do dia 3 de fevereiro (horário de verão).

A partir do centro de sua casa ou apartamento, identifique as oito direções da rosa dos ventos. Para isso, fique no centro do seu imóvel e use uma bússola – ou o seu celular, se for um smartphone – para identificar o Norte e as outras sete direções. Depois, inspire-se na imagem abaixo para dividir a planta do seu imóvel em oito “fatias” iguais. (No fim deste artigo, temos links com informá em cada área da sua casa em 2014, e quais elementos são recomendados ou inadequados para cada local.

estrelas anuais 

 

CENTRO – ESTRELA 4

A estrela presente no centro do mapa define a tônica geral do ano. A estrela 4 está ligada à criatividade, às conquistas acadêmicas e ao romance. Isso quer dizer que estes serão temas recorrentes ao longo de 2014. Cuide para que o centro do imóvel esteja livre, limpo e bem iluminado. Para estimular estes aspectos, você pode colocar aqui um jarro com pequenos bambus, ou flores frescas. Bagunça acumulada, ou perturbações como obras e barulho neste local, poderão ter um efeito nocivo sobre o romance ou os estudos. As fases Água e Árvore são benéficas este ano. O Fogo, quando usado em pequena quantidade, trará fama; em excesso, prejudica a criatividade e o romance. A Terra trará limites a essas áreas, o que pode ser bom ou ruim, dependendo da situação. O Metal poderá acarretar rompimentos nos relacionamentos.

SUDOESTE – ESTRELA 1

Esta é uma estrela de natureza benéfica, ligada à sabedoria, à riqueza e à fama, e tem especial influência sobre a vida acadêmica. É um bom local para quem precisa tomar decisões, e está buscando inspiração. Mulheres que permaneçam neste local se sentirão com controle sobre os filhos e até sobre os companheiros. Mas também podem se sentir sobrecarregadas, com excesso de responsabilidades. A fase recomendada para equilibrar as energias, e estimular os bons potencias do setor em 2014 é o Metal. A Água é harmônica com as energias presentes. A Terra e o Fogo trazem stress, a Árvore diminui a riqueza.

OESTE – ESTRELA 6

No Oeste, encontramos em 2014 uma estrela que favorece a autoridade e o crescimento profissional. A combinação de energias presentes no setor pode trazer este ano, no entanto, conflitos, problemas legais ou ferimentos por objetos metálicos. Se este for o caso, os conflitos podem ser amenizados usando formatos e cores associados à Água; por exemplo, um quadro ou uma colcha com motivo de ondas, nas cores azul marinho e preto.Árvore, Terra e Metal podem agravar os conflitos. Fogo prejudicará a autoridade, e pode ocasionar dores de cabeça.

NOROESTE – ESTRELA 5

sino pin tibetano

 

Sino Pin Tibetano

A estrela 5 pode trazer problemas a qualquer setor onde se encontre. No Noroeste, estes problemas podem se manifestar como doenças na região cabeça, pulmões ou pele. Pode trazer também problemas relacionados à autoridade, e perda de dinheiro através de impostos, multas ou ações judiciais. Para harmonizar este potencial, o melhor é o som de metal suave, cadenciado, que pode vir de um piano, de um relógio de carrilhão com um pêndulo dourado ou de um aparelho de CD tocando música instrumental suave, de piano, harpa ou violão. Decore este cômodo com muitos objetos de tons metálicos (dourado, prateado) durante este ano. Você pode usar também um sino do tipo pin tibetano, que emite um som agradável e com longa reverberação. Evite a Árvore, o Fogo e a Terra, que podem agravar os problemas. A Água pode estar presente, mas em pequena quantidade.

NORTE – ESTRELA 9

Esta é uma estrela muito dinâmica, que favorece acontecimentos felizes, e estimula qualquer atividade desenvolvida no local. É preciso ter cuidado com suas atitudes e intenções, já que tanto os bons quanto os maus potenciais serão aumentados. A Árvore e o Fogo são fases adequadas, fortalecendo a energia da estrela. A Terra pode suavizar o excesso movimento, caso necessário. Metal e Água podem criar situações de conflito.

NORDESTE – ESTRELA 7

A estrela 7 traz potencial para intrigas e conflitos. Pode levar também a perda de dinheiro com roubo, acidentes ou cirurgias. Pessoas que trabalham com comunicação ou esoterismo podem ganhar dinheiro, mas existe a tendência a gastá-lo rapidamente. A fase Água minimiza estes potenciais nocivos. O Metal, a Árvore e a Terra podem agravar os conflitos. O Fogo pode ser uma faca de dois gumes, podendo tanto diminuir quanto aumentar os problemas, e por isso deve ser evitado.

LESTE – ESTRELA 2

cabaça dourada

 

Cabaça Dourada

Cuidado com a saúde este ano! Se você permanece nesta direção da casa por longos períodos, ficará mais propenso a problemas de saúde, principalmente no aparelho digestivo. Não é um bom lugar para mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar. Os problemas podem se manifestar também nos pés ou nos músculos. Se a porta de entrada de sua casa ou de seu escritório estão no Leste, a tendência será gastar dinheiro com problemas de saúde, ou enfrentar atrasos nos pagamentos esperados. É muito importante ter as formas, cores e materiais do elemento Metal nessa direção em 2013. O ideal é usar uma cabaça dourada ou um objeto decorativo com as mesmas características.

SUDESTE – ESTRELA 3

A estrela 3 quando está no Sudeste traz uma tendência a altos e baixos na sorte, e uma certa indecisão ou confusão mental. Essa estrela estimula a competitividade, e está associada a problemas judiciais, roubos ou conflitos, que manifestam uma competição mal direcionada. Será preciso usar a fase Fogo para evitar estes problemas. Você pode, por exemplo, pendurar um quadro com tom predominantemente vermelho neste canto ou usar objetos em formato de pirâmide. As fases Água e Árvore não devem estar presentes, pois estimulam os aspectos negativos da estrela. O Metal pode criar mais conflitos, e a Terra pode ser usada, desde que em menor quantidade.

SUL – ESTRELA 8

Essa é uma estrela extremamente benéfica, que pode atrair riqueza estável, especialmente em assuntos ligados a imóveis. O setor Sul traz dinamismo e estimula os bons potenciais da estrela. Nenhuma fase se faz necessária no local, que já está harmônico em 2014. As fases que se harmonizam com as energias deste setor são o Fogo e a Terra. O Metal e a Árvore podem diminuir a prosperidade. A Água pode ser usada, desde que em pequena quantidade, quando já houver Fogo e Terra no local.

Tenha em mente que estas são as estrelas visitantes de 2014. Um mapa de Feng Shui completo possui, em cada uma das direções, três estrelas fixas, que definem as tendências permanentes daquele setor em seu imóvel. Se você quiser conhecer este mapa e seus potenciais, o ideal é contratar um consultor de Feng Shui Tradicional Chinês, que irá até o local fazer todas as medições necessárias.

Que as estrelas possam lhe trazer muitas bênçãos este ano!

Este artigo foi publicado originalmente no portal Personare,
do qual Aline Mendes é colunista.


O que são as estrelas anuais do feng shui?

O Feng Shui Tradicional Chinês, verdadeira arte milenar chinesa de harmonização das pessoas ao ambiente que habitam, possui diversas escolas, ou técnicas, diferentes e complementares. O principal ramo do Feng Shui Tradicional, que engloba as técnicas mais avançadas, chama-se Xuan Kong, que significa Tempo-Espaço. O Feng Shui Xuan Kong combina o trabalho de análise do ambiente natural e construído – o espaço – ao estudo das energias sutis presentes nestes ambientes e suas variações ao longo do tempo.

A mais popular técnica avançada do Xuan Kong chama-se Fei Xing, que significa Estrelas Voadoras. Nela, trabalha-se com nove estrelas, que ocupam os oito palácios ou setores do ba gua mais o centro. Estas estrelas não são fixas, mas podem deslocar-se entre os palácios, daí o nome de estrelas voadoras. Cada estrela possui sua simbologia específica e sua forma de influenciar as pessoas, estando associada a determinadas cores, formas, órgãos do corpo, atividades, profissões, membros da família, entre muitos outros.

Cada palácio ou direção abriga três estrelas básicas, e a interação das três nos permitirá diagnosticar com precisão o tipo de influência que aquele palácio exerce. Esse movimento das estrelas é definido pela data de construção do imóvel e sua orientação em relação ao Norte Magnético, medida com uma bússola ou um Luo Pan (bússola chinesa específica para o diagnóstico do Feng Shui). Em umestudo personalizado de Feng Shui Tradicional Chinês identificamos, em cada uma das oito direções da rosa-dos-ventos, que tipos de potenciais podem se manifestar, influenciando a saúde, prosperidade e harmonia dos habitantes daquele imóvel.

No entanto, além das estrelas específicas do mapa natal de uma construção, temos também as estrelas visitantes anuais, que são iguais para todos os imóveis. Mesmo sem conhecermos o mapa natal da casa, as estrelas visitantes anuais podem nos dar uma boa ajuda, se soubermos como lidar com elas.

Para aplicar as dicas oferecidas aqui, você precisa ter a planta baixa do seu imóvel, encontrar o seu centro, e a direção da sua face. Temos em nosso portal alguns tutoriais que podem ajudá-lo nessa tarefa.



Dicas Extras: Tai Sui, Sui Po, San Sha

Estudos complementares fazem uma correlação entre a Astrologia Chinesa dos 4 Pilares e o Feng Shui. Na bússola chinesa, chamada Luo Pan, estão marcadas as direções de cada um dos Doze Animais. Conforme o animal regente daquele ano, identificamos algumas direções com as quais devemos ter um cuidado especial.

taisui

 

 

sino de porta

 

Sino Pin para Porta

Tai Sui, chamado Grande General, é uma estrela fictícia que guarda relação com o planeta Júpiter. No ano do Cavalo, Tai Sui ocupa 30º na direção Sul. Durante este ano, não se deve, nesta direção, perturbar a terra, seja cavando o solo, fazendo construções, ou mesmo furando paredes, sob o risco de acidentes e acontecimentos desagradáveis. Evite sentar-se de frente para Tai Sui, dê preferência a sentar-se de costas para esta direção. Se aqui estiver a sua porta de entrada, prenda a ela um Sino Pin para porta.

A direção oposta a Tai Sui, chamada Sui Po, também não deve ser perturbada, pois sua energia confronta Tai Sui, gerando efeitos colaterais desagradáveis. Você pode sentar-se de frente para esta direção. Em 2014, Sui Po está na direção Norte.

As direções San Sha possuem um tipo de qi (energia) que entra em conflito com Tai Sui. Devemos, igualmente, evitar grandes reformas, furar paredes e excesso de atividade. No ano de 2014, as direções San Sha estão no Norte. Na tradição Chinesa, usa-se nesta direção um par de esculturas representando o animal mítico Qi Lin.

qilin

Animal Mítico Qi Lin

Acredita-se que este animal ofereça proteção contra o potencial nocivo dos Sha.

 

Ao citar ou reproduzir este artigo,você deve colocar o link completo para esta página:
www.alinemendes.com.br/textos/textos-feng-shui/previsao-anual-feng-shui

 

_____________________________________
Aline Mendes é 
Arquiteta e Urbanista formada cum laude pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1994.

Mestre em Feng Shui pelo Feng Shui Research Center e professora autorizada dos cursos on-line e seminários do FSRC no Brasil, sob supervisão do Mestre Joseph Yu, fundador do FSRC. Geobióloga formada por Allan Lopes – Casa Saudável e Juan Sáez – Arte Zahorí.

 

 

  Veja em artigo em formato PDF Imprimir artigo Enviar artigo

Navegue pelos artigos
Artigo prévio Magia Negra no Feng Shui A Lógica da Escola Ba Zhai Próximo artigo