Taoismo

A milenar filosofia chinesa da harmonia, alicerce do pensamento chinês e de suas técnicas

Principais Tradições Taoistas
O conhecimento de algumas das principais tradições taoistas é muito importante, pois cada uma delas possui características particulares. Saber alguma coisa sobre essas características nos auxilia a seguir o fio condutor das práticas taoistas e a compreender melhor seus conceitos e costumes. Taoismo Huang-Lao: é uma escola de pensamento formada…
Refinando o Elixir – A Alquimia Taoista
A Alquimia, por si mesma, é um processo em que se buscava atingir dois objetivos básicos: transformar metais diversos em ouro (transmutação) e obter o Elixir da Imortalidade. A transformação de metais comuns como o chumbo em ouro é muito mais do que apenas encher os bolsos dos dedicados alquimistas.…
Como aquietar os pensamentos
    Na Meditação, enquanto um lado da mente ordena que o praticante se concentre e faça silêncio, o outro desfia razões infindáveis para demovê-lo dessa intenção. Com método e disciplina, no entanto, é possível neutralizar essa dicotomia Mestre Wu Jyh Cherng     O beabá da Meditação Taoísta – passo…
Zi Wei Dou Shu – A Astrologia das astrologias
Ao lado- Reprodução de um planisfério celeste chinês, gravado em pedra na cidade de Suzchau em 1247. Registra cerca de 1400 estrelas e a divisão do céu noturno em 28 domicílios (xiu). Muitos falam e escrevem sobre Astrologia, alguns a associam com superstição e “bruxaria” e existem até pessoas que…
A Natureza do Qi
Uma das bases da filosofia chinesa e das práticas taoístas é o Qi (Chi). Todos sabem disso. Mas ainda encontramos pessoas com problemas para identificar corretamente o Qi nas práticas. Semana passada estive envolvido em uma discussão online, em um grupo internacional de Astrologia Chinesa, sobre o “problema” das alterações…
Origens da Tradição Longmen
A Tradição Longmen (“Porta do Dragão”) é uma das mais conhecidas e respeitadas vertentes taoístas. Wang Chongyang Wang Chongyang (11 de janeiro 1113 – 22 janeiro 1170) [Calendário chinês: 宋徽宗政和二年十二月廿二 – 金世宗大定十年正月初四] (Chinês traditional: 王重陽; Chinês simplificado: 王重阳; pinyin: Wáng Chóngyáng) era da Dinastia Song taoísta, foi foi um dos…
Taoismo: Respiração e Ecologia
Quem respira apressado não dura Quem alarga os passos não caminha                                                                 Lao Tsé – Tao Te Ching cap.…
Wuwei – A Água e a Pedra
O conceito de não-ação (wuwei) é um dos conceitos taoistas mais mal compreendidos no Ocidente. Muitos pesquisadores acreditaram tratar-se de um fatalismo e de uma “filosofia da indolência”, onde aceitar o que acontece de forma passiva e esperar as coisas acontecerem são os fundamentos. Nada mais longe da verdade. O…